|

O que é um Ciclone

- Furacão, Tufão e Ciclone são a mesma coisa

Os ciclones são movimentações realizadas quando o ar quente presente no solo terrestre se eleva de maneira a formar precipitações e fortes ventos. De acordo com a força gerada pelo ar, um ciclone é classificado em:

Categoria 1: se obtiver baixa intensidade (força de até 130 km);
Categoria 2: se obtiver intensidade moderada (força de até 176 km);
Categoria 3: se obtiver forte intensidade (força de até 208 km);
Categoria 4: se obtiver extrema intensidade (força de até 248 km);
Categoria 5: se obtiver intensidade catastrófica (força a partir de 249 km).

De acordo com o hemisfério em que ocorrem, os ciclones determinam a forma com que o ar é expelido. No Hemisfério Norte os ciclones expelem seus ventos no sentido anti-horário sendo que no Hemisfério Sul os mesmos expelem seus ventos no sentido horário. Tais formações ocorrem devido à movimentação do planeta que inclina os ventos de forma oposta.

Em grande escala são confundidos com o furacão, os ciclones se diferem destes já que os furacões possuem núcleos quentes formados por águas quentes de temperatura acima de 26 ºC. Os ciclones são rapidamente identificados em mapas de observações, pois tem a característica marcante de se movimentar em forma espiral, mais especificamente como vírgulas.

Atualmente, os ciclones bem como os demais fenômenos climáticos ocorrem em um menor período de tempo, já que as mudanças climáticas estão alterando todo o planeta.

Brasil Escola.com

Resumo:

Furacão, tufão e ciclone são nomes regionais para fortes ciclones tropicais. Os metereologistas chamam de ciclones tropicais as grandes quantidades de ar com baixa pressão atmosférica que se movem de forma organizada sobre os mares da região equatorial da Terra. Nem todos os ciclones tropicais se transformam em furacões; alguns desaparecem poucas horas depois de formados.

Para que um ciclone tropical passe a ser chamado de furacão, é preciso que seus ventos alcancem a velocidade de 120 km/h. Quando isto acontece, o ciclone assume a forma de uma rosca e é batizado pelos metereologistas com nomes como Catarina, Andrews, Ophelia...

Você sabia que existem diferenças entre os furacões que se formam no hemisfério norte e os que se formam no hemisfério sul? Os ventos dos furacões que nascem no hemisfério norte sopram em sentido anti-horário, enquanto os ventos daqueles que nascem no hemisfério sul sopram em sentido horário. Isto acontece por causa da rotação da Terra e do chamado efeito Coriolis, que entorta os ventos em direções opostas em cada um dos hemisférios.

×× Notícias sobre o Aquecimento Global: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário