|

No Brasil, 27 empresas emitem 8,5% dos gases que provocam aquecimento global

Empresa que mais emitiu gases-estufa no ano passado foi a Petrobrás, com cerca de 51 milhões de toneladas de CO2 e o total de emissões de gases de efeito estufa das 27 empresas que fizeram parte do primeiro ano do Programa Brasileiro GHG Protocol foi de 85,2 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2) – uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases-estufa baseada no potencial de aquecimento global de cada um.

As emissões desse grupo são referentes a 2008. Elas representam 3,8% daquilo que o Brasil emitiu no ano de 2005 (últmo ano com dados consolidados disponíveis). Excetuando os gases-estufa originados do desmatamento e das mudanças no uso do solo, o porcentual sobe para 8,5%.

A empresa que mais emitiu gases-estufa no ano passado foi a Petrobrás, com cerca de 51 milhões de toneladas de CO2. A Votorantim, com 18 milhões de CO2 emitidos, ficou em segundo, seguida da Alcoa, com 2 milhões de CO2.

Os números constam do relatório divulgado nesta quinta-feira (8) em São Paulo durante o lançamento oficial do programa Empresas pelo Clima – EPC. Uma curiosidade: a Polícia Federal faz parte.

Plataforma empresarial

Do total das empresas do Programa Brasileiro GHG Protocol, 11 já fazem parte do programa Empresas pelo Clima (EPC), plataforma empresarial permanente destinada a criar as bases regulatórias no processo de adaptação econômica às mudanças climáticas no país.

O EPC é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Ao aderir ao EPC, as empresas se comprometem a fazer inventários anuais das emissões de gases que afetam o clima a partir da metodologia definida pelo GHG Protocol.

Das 27 empresas que elaboraram seus inventários, 10 conseguiram cumprir todas as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol logo no primeiro ano. São elas: Alcoa, Ambev, Anglo American, CESP, CNEC, Embraer, Ford, Natura, Suzano Papel e Celulose e Votorantin.

do G1.com

×× Notícias sobre o Aquecimento Global: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário