ONU pede que países ricos assumam responsabilidade em mudança climática
Da Efe
UOL, 03/09/2009
Os países industrializados deveriam assumir sua responsabilidade histórica na mudança climática e liderar a luta contra este fenômeno na conferência que acontecerá em dezembro em Copenhague (Dinamarca), disse hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
O diplomata afirmou ainda que cabe às nações desenvolvidas financiar e fornecer aos países emergentes as tecnologias necessárias para conter ou reverter os efeitos da alteração no clima.
Já as economias em desenvolvimento, destacou Ban, deveriam se comprometer a tomar medidas para reduzir o impacto do fenômeno sobre o planeta.
Ao fazer essas observações, o secretário-geral destacou que, até agora, não viu nenhum país expressar vontade política suficiente para fazer esta questão avançar.
Na entrevista coletiva que concedeu após seu discurso na Conferência Mundial sobre o Clima, que acontece em Genebra, Ban afirmou que não há liderança política alguma em relação ao processo para a obtenção de um novo compromisso sobre as emissões de gases causadores do efeito estufa.
"Temos recursos, tecnologias, só nos falta a vontade política neste momento tão importante", declarou.
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário