|

ONU rebate acusações sobre manipulação de dados sobre aquecimento global

- Polêmica teve início após vazamento de e-mail; cientistas dizem que aquecimento global é 'inequívoco'.
- Cientista diz:
"Você acha que é coincidência isto ter acontecido a duas semanas de Copenhague?"

Veja a notícia: Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas vai investigar emails violados que afirmam que aquecimento global é exagerado
G1 - 06/12/2009

Dois dias antes do início da conferência das Nações Unidas sobre o clima em Copenhague, na Dinamarca, cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) se defenderam das acusações de que dados sobre a influência humana nas modificações do clima teriam sido exagerados.

Em um comunicado divulgado neste sábado por dois de seus membros, o IPCC afirmou que o "aquecimento no sistema climático é inequívoco" e que defende "firmemente" que as emissões de gases que causam efeito estufa são um dos fatores que contribuíram para o aumento da temperatura global.

Os cientistas preferiram tentar rebater diretamente as acusações de que os dados sobre o aquecimento global seriam exagerados.

'Conspiração'

Também neste sábado, o professor Jean-Pascal van Ypersele, vice-diretor do IPCC, afirmou acreditar que o vazamento dos e-mails faz parte de uma conspiração para desacreditar os dados sobre o aquecimento global antes da conferência de Copenhague.

"A intenção era claramente abalar a confiança que os negociadores (da conferência) têm na ciência", diz Ypersele, vice-diretor do IPCC

"Você acha que é coincidência isto ter acontecido a duas semanas de Copenhague?", disse o cientista, que acusou hackers russos de receberem dinheiro para publicar os e-mails na internet.

Ele, no entanto, não citou nomes ao dizer quem estaria interessado no vazamento.

"Mesmo que as evidências que aqueles cientistas (que tiveram os e-mails vazados) fossem descartadas, nada mudaria nas conclusões do IPCC".

0 comentários:

Postar um comentário