|

O Mundo Drástico que a Humanidade está Construindo

- Os alertas parecem ser poucos. As consequências da ação humana causam grandes mudanças no clima.

Estamos em 2009 e as notícias sobre as mudanças climáticas são muitas, mesmo várias vezes tendo que procurá-las. As previsões e os alertas não são de hoje. O aquecimento global já é uma realidade da qual não se pode escapar.

Cientistas afirmam que se de repente, num passe de mágica, o mundo deixasse de jogar Gás Carbônico na atmosfera, ainda assim o clima ficaria mais quente.

A quantidade de terremotos e furacões em diversas partes do mundo aumentou muito. As chuvas são bem mais intensas do que eram antes. O nível do mar subiu. A poluição aumenta descontroladamente, principalmente nas grandes cidades, assim, mais pessoas estão morrendo por problemas de saúde. É o mundo que a sociedade está criando.

São inúmeros problemas que já estamos enfrentando ocasionadas pelas mudanças climáticas. Enchentes, ondas de calor (recentemente uma determinada cidade do México chegou á 48ºC e matou oito pessoas) e regiões com muita seca. Isso porque o planeta está armazenando energia demais no lugar errado, o que provoca o aquecimento global.

A atmosfera está se tornando obesa de carbono. É necessário parar com o desmatamento, diminuir a quantidade de petróleo. Todos os dias são toneladas de CO2 emitidas no ar por carros, aviões, usinas de energia, queimadas, etc. Tudo isso diariamente. Um grande motivo: o petróleo move a economia mundial. E, o dinheiro, como sempre, está em primeiro lugar.

As previsões do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas): o derretimento das geleiras provocará inundações no inverno e secas no verão, a Caatinga pode se tornar deserto, espécies de animais desaparecerão, a água disponível diminuirá muito e começarão os conflitos entre países.

Contudo, a humanidade é culpada pelo aquecimento global. Estamos deixando um mundo drástico para os próximos seres vivos. Eles verão, lá na frente, que desde muito antes daqui, já era alertado para tudo o que estará acontecendo, mas não foi suficiente. Por causa do grande consumo, das tecnologias, das facilidades, fazemos do mundo um lugar onde nem nós mesmos poderemos sobreviver.

por Carlos Alberto
Adm. 28 de setembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário